Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.

Charles Chaplin

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais uma vez estou aqui para falar de relacionamento...

... porém dessa vez quro falar sobre o relacionamento comigo mesmo, e no seu caso com vc mesmo.
Estive em um curso de capacitação, falava sobre famílias, e dentro tudo o que foi dito no curso, uma coisa me saltou aos olhos: Familias unilaterais. Isso me incomodou muito. Pensei a principio:" o que isso quer dizer?" então a palestrante disse: "Familías formadas por uma pessoa pode até nos surpreender, porém existem. Pessoas optam por isso, ou isso lhes acontece."

Essa frase me impactou muito, porque quem não tem opção, por um motivo ou outro, e acaba ficando sozinho dá para entender, porém,se você escolhe ficar sozinho, bom, quando se faz uma escolha, deveria-se pensar em um objetivo para tal, então se alguém escolhe ficar sozinho, deveria ter um objetivo. Porém não consigo imaginar alguém que nos dias pelos quais passamos, QUEIRA ficar sozinho. Pois se a vida já está dificil juntos, imagina sozinho. Fiquei pensando a respeito de outra fala da palestrante: "até mesmo no caos há uma estrutura funcional". A principio isso me chocou, e pensei logo que ela estava se enganando na própria fala, mas ela não se corrigiu e eu parei pra pensar nisso. mas se formos pensar, e viajar nessas palavras, podemos imaginar que nós somos o caos...Nós temos uma forma funcional, porém nem por isso deiuxamos de ser complexos e caóticos. Isso me lembra que depois do ultimo post, um amigo amado me mandou o audiobook do pequeno princípe, e eu o li, ou ,melhor o ouvi. e realmente é tudo o que eu esperava, até um pouco mais. Tiveram muitas frases do Pequeno que muito me impressionaram dentre elas, esta: "Gente grande confunde todas as coisas". Porque será que isso faz todo o sentido? Realmente as coisas não são complicadas. Nós complicamos tudo. O sol é sempre sol, a lua sempre está lá, todo dia tem dia e tem noite, os passaros nascem para seer passaros e morrem passaros, ninguém nunca viu( e se alguém viu me informe) um passaro numa crise: de "patinho" feio, nem numa crise de identidade. Ele é passaro nasceu para cantar e pronto.

Acredito que por todos esses motivos Deus tenha na sua infinita sabedoria nos colocado essa necessidade de estar coim mais alguém, para podermos aprender. Ouvi tbm uma discrição muito boa que dizia que no coletivo é o lugar onde se é reconhecido pelo nome. Por isso precisamos aprender e descobrir dentro de cada um de nós essa necessidade do outro. Mesmo que ele nos irrite fazendo bagunça onde vc já limpou, ou te deixando com vergoha dentre outras pessoas, sempre se deve aparar as arestas e continuar em frente de mãos dadas. Aprendi com amigas que quando há problemas, não devemos tentar soluciona-los sozinhos. No meio de um grupo esses problemas se tornam apenas mais uma aventura a ser trilhada com pessoas queridas e amadas. Os teus verdadeiros amigos, reconhecem quando você erra, quando você acerta. Eles te conhecem. Eles conhecem a música que sua vida é. Eles reconhecem sempre a tua canção.

2 comentários:

  1. "- Por que é que você olha tão demoradamente cada pessoa?
    Ela corou:
    - Não sabia que você estava me observando. Não é por nada que olho: é que eu gosto de ver as pessoas sendo.
    Então estranhou-se a si própria e isso parecia levá-la a uma vertigem. É que ela própria, por estranhar-se, estava sendo. Mesmo arriscando que Ulisses não percebesse, disse-lhe bem baixo:
    - Estou sendo...
    - Como? Perguntou ele àquele sussurro de voz de Lóri.
    - Nada, não importa.
    Ela se tornou mais humilde, porque já perdera o estranho e encantado momento em que estivera sendo:
    - Eu disse para você - Ulisses, estou sendo.
    Ele examinou-a e por um momento estranhou-a, aquele rosto familiar de mulher. Ele se estranhou, e entendeu Lóri: ele estava sendo.
    Ficaram calados como se os dois pela primeira vez se tivessem encontrado. Estavam sendo.
    - Eu também, disse baixo Ulisses.
    Ambos sabiam que esse era um grande passo dado na aprendizagem. E não havia perigo de gastar esse sentimento com medo de perdê-lo, porque ser era infinito, de um infinito de ondas do mar. Eu estou sendo, dizia a árvore do jardim. Eu estou sendo, disse o garçom que se aproximou. Eu estou sendo, disse a água verde na piscina. Eu estou sendo, disse o mar azul do Mediterrâneo. Eu estou sendo, disse o nosso mar verde e traiçoeiro. Eu estou sendo, disse a aranha e imobilizou a presa com seu veneno. Eu estou sendo, disse uma criança que escorregara nos ladrilhos do chão e gritara assustada: mamãe! Eu estou sendo, disse a mãe que tinha um filho que escorregara nos ladrilhos que circundavam a piscina."

    Uma Apendizagem ou o Livro dos Prazeres - Clarice Lispector.

    ResponderExcluir
  2. "O sol é sempre sol, a lua sempre está lá, todo dia tem dia e tem noite, os passaros nascem para seer passaros e morrem passaros, ninguém nunca viu( e se alguém viu me informe) um passaro numa crise: de "patinho" feio, nem numa crise de identidade. Ele é passaro nasceu para cantar e pronto."

    "Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer."
    Carlos Drummond de Andrade

    "Todo o homem que é um homem a sério tem de aprender a ficar sozinho no meio de todos, a pensar sozinho por todos - e, se necessário, contra todos."
    Romain Rolland

    "Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho
    Vivo tranqüilo, a liberdade é quem me faz carinho".
    Marisa Monte

    "Se você sente tédio quando está sozinho
    é porque está em péssima companhia".
    Jean Paul Sartre


    Pode soar meio tétrico no começo, mas a ousadia de saber viver sozinho é assustadoramente produtiva ao mesmo tempo que é "tsunamicamente" necessária. Só está preparado para viver em sociedade quem se suportaria sozinho numa ilha. Estar sozinho e solidão são dois pontos com um abismo no meio. As vezes eu gosto de sentar e ficar sendo. Já fiquei sozinho com outra pessoa tbm. Ficamos sendo. Sentados no parapeito da varanda. Começamos a sentir as pernas e como o cabelo se mexe delicado porque o coração bate. Pode parecer momentâneo e idealizado, mas estar sozinho é inerente às pessoas que pensam.
    Essa é uma posição bastante coerente. E existe.

    Mas eu.... eu ainda gosto do cheiro do outro.

    ResponderExcluir